terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Eu crio meu jeito de viver a vida, e você?

Sétimo e último período do curso de Publicidade e Propaganda (sim, eu digo último porque o próximo é só orientação de TCC e na minha cabeça, se acabaram as matérias, acabou-se o curso, você “só” vai tentar provar que é realmente um publicitário capaz de executar um raciocínio lógico e coerente sobre algum tema ou que é também capaz de criar, planejar, produzir e executar uma campanha completa) estou eu sentada na minha primeira aula da matéria “Criação Publicitária”, e a professora faz uma pergunta: “Quem aqui é criativo?”. Um silêncio pairou na sala. “O que é ser criativo, para vocês?” Mais um silêncio. Mais uma vez ela tentou: “Quem se sente um criativo levanta a mão”. Dois ou três. De cara eu sorri e pensei “Meu Deus, quantos ‘quase publicitários’ aqui e ninguém é criativo, nem mesmo eu”. E fiquei a aula toda pensando nisso. Perdi até alguns pontos importantes das discussões porque estava em Marte. Na verdade o que é ser criativo? Complexo, não? Apenas o pessoal da Criação é criativo? Os Diretores de Criação, Redatores e Diretores de arte, são eles os “Publicitários Criativos”? Ah não! Vou defender meu gado. Eu não sou da área de criação, nunca me interessei e desde o inicio da faculdade soube que não seria (ainda tentei arriscar Redação, mas vi logo que não era o meu perfil). Sequer trabalho em agência . Trabalho há dois anos com Publicidade, gerencio quase 30 assessorias de comunicação pública e monitoro o trabalho de quatro grandes agências (Tudo bem que eu não faço sozinha, nem poderia, mas mesmo assim). Sabe o quão criativo se precisa ser para lidar com isso tudo e ainda em paralelo terminar uma faculdade com a grade curricular correta e média alta? Meu Deus, criatividade é também a arte de resolver problemas da melhor forma. É conseguir soltar uma piada após 8h de trabalho e 3h de aula sem descanso, direto. Criatividade é sempre atrair bons amigos, é sempre buscar um novo livro para ler. É “transpiração, não inspiração”, já dizia Nizan Guanaes. É absorver tudo a sua volta e devolver da melhor forma possível, lembre-se: da melhor forma POSSÍVEL. Peças “muito criativas” correm o risco de não serem executáveis e não vão passar de uma boa risada do Diretor de Criação, ou um post no seu portifólio com a observação “campanha não veiculada”. Se você é publicitário, você é pago para vender um conceito, um produto ou um serviço. Você não é artista. Você PRECISA de alguma forma gerar lucro para o seu cliente. Isso é ser criativo, é apresentar soluções, resultados. Não belas peças.

Desabafei, tchau!

2 comentários:

Jéssica Lieko disse...

Rapaz... eu sempre achei que eu não fosse uma pessoa criativa. Mas mediante a esse novo conceito de criatividade, eu acho que eu me descobri bastante criativa tb! kkk
Valeuu amiiga!!
BeeijO

Unknown disse...

Eu teria sido a primeira a levantar a mão _o/

Ihihihihih

Beijocas,
Ca